domingo, 21 de fevereiro de 2010

Visita dos Veredores do PS ao Vale de Santarém I

Com o objectivo de mostrar "ao vivo e a cores" alguns dos problemas que afectam e condicionam a qualidade de vida dos habitantes do Vale de Santarém, a Secção do Partido Socialista desta vila, convidou os senhores Vereadores António Carmo e Ludgero Mendes, eleitos pelo partido, para uma visita guiada pelos locais onde estes problemas se encontram.
Fizeram parte desta visita, para além de elementos do Secretariado da Secção do Vale, todo o Executivo da Junta de Freguesia, o Presidente da Concelhia de Santarém Pedro Pimenta Brás, o Presidente da JS de Santarém José Noras entre outros camaradas que quiseram acompanhar e inteirarem-se da situação.
A concentração teve lugar na Junta de Freguesia, Sábado dia 20 de Fevereiro, por cerca das 16:00 e o primeiro local a ser visitado foi a ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais), onde se detectou inúmeras anomalias:
1º - A água que deveria ser tratada nesta ETAR está a fluir directamente para o curso de água natural que está próximo, sem sequer passar pela referida Estação;
2º - Apesar de não filtrar ou tratar qualquer água, o motor do "cilindro" continua a funcionar, dando a ideia que contribui para alguma limpeza de resíduos. (Imagem 1 e 2);
3º - A ETAR tem os portões das suas instalações abertos, podendo qualquer pessoa aceder ao local sem dificuldade. Este facto é agravado pelos poços e escoamentos existentes não terem qualquer grelha de protecção, constituíndo um potencial perigo de acidentes. (imagem 3 e 4).


Imagem 1 - Filtro cilindríco que se encontra em constante movimento sem qualquer produtividade.


Imagem 2 - Lamas estagnadas indicando a não utilização da ETAR há algum tempo.












Imagem 3 e 4 - Poços e escoamentos sem qualquer grelha de ferro a proteger. Potencial risco de acidentes.

Imagem 5 - Alguns dos visitantes, onde se destacam o Vereador António Carmo, a Presidente da Junta Maria Ilda Lanceiro e o Presidente da Concelhia do PS Pedro Pimenta Brás.

Porém, aguarda-se a todo o momento que este problema seja solucionado ainda este ano, pela entidade responsável, Águas de Santarém, com a qual a Junta de Freguesia tem mantido contactos neste sentido.

Sem comentários:

Enviar um comentário