quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dívida da CMS ronda 80 milhões de euros

Numa notícia publicada dia 20 de Abril, o jornal regional "O Mirante" dá conta que a dívida da Câmara Municipal de Santarém atinge os 79 milhões de euros.
O Presidente do executivo aponta duas razões para este descalabro: as comemorações nacionais do 10 de Junho de 2009 e a actual conjuntura económica que directa ou indirectamente fez baixar as receitas da autarquia. Segundo Moita Flores “O IMT caiu 37,43%, a Derrama caiu 54,51%. Os impostos indirectos caíram 20,56%, as receitas de loteamentos e obras baixou 16,18%(...)”.
Porém, sabemos que estes factores seriam por si insuficientes para tão elevado acréscimo da dívida, pois o PS apresenta um saldo negativo de 53 milhões em 2005, segundo o relatório e contas da Câmara relativo ao ano em que o PSD ganhou as eleições com Moita Flores. Ou seja, responsabiliza o executivo actual, desde o mandato anterior até ao presente momento, pelo aumento em cerca de 50% da dívida da autarquia. Mais ainda, na Assembleia Municipal os vereadores do PS demonstraram através da análise dos dados constantes do relatório e contas, só de 2008 para 2009 houve um aumento de 19 milhões na dívida.
Todavia o Presidente Moita Flores desdramatizou esta situação aos jornalistas presentes e enumerou algumas soluções que a breve trecho que irão revigorar a saúde financeira da CMS.
Estaremos cá para ver se as mesmas serão exequíveis na realidade ou se entrarão no lote das soluções em 100 dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário